Frank Ocean from OFWGKTA & Chapel of the Holy Cross – A strangely good combination of music & architecture


Se por acaso conseguiram passar através da avalanche de mídia desencadeada por Odd Future Wolf Gang Kill Them All (por vezes abreviado OFWGKTA ou Odd Future) nos últimos meses, saibam que se trata de um coletivo de hip hop de Los Angeles, na Califórnia, tudo que tem de mais loucamente hedonista. O grupo é liderado pelo rapper/produtor Tyler, the Creator, e também inclui os rappers Hodgy Beats, Earl Sweatshirt  (actualmente em exílio, em Samoa), Domo Genesis, Mike G, o cantor/crooner Frank Ocean, os produtores Left Brain, Syd tha Kyd  (que também é o engenheiro /técnico de som do grupo), Super 3 e outros membros não-músicos como o skatista amador Nakel Smith. Todos são relativamente jovens, já que eles têm entre 17 e 23 anos.
Tudo começou com um buzz crescendo em torno do Tyler no fórum de cultura streetwear Hypebeast ao longo de 2010, os frequentadores mostrando uma incrível mania por sua mixtape Bastard e, posteriormente, para todas as produções made in OFWGKTA, cuja marca registrada são letras relacionadas a drogas, álcool, sexo, a figura do pai (ausente) e da morte, Earl e Tyler sendo os novos reis de um rap  cadavérico deliciosamente insuportável.
“I created OFWGKTA because I feel we’re more talented than 40-year-old rappers talking about Gucci when they have kids they haven’t seen in years, impressing their peers.” – Tyler The Creator / Bastard

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Pour ceux qui seraient parvenus à passer au travers de l’ouragan médiatique déclenché par Odd Future Wolf Gang Kill Them All (souvent abrégé OFWGKTA  ou Odd Future) ces derniers mois, sachez qu’il s’agit d’un collectif hip hop de Los Angeles, Californie, tout ce qu’il y a de plus joyeusement (follement ?) hédoniste. Le groupe est mené par le rappeur/producteur Tyler, the Creator, et comprend également les rappeurs Hodgy Beats, Earl Sweatshirt (actuellement en exil forcé dans les îles Samoa), Domo Genesis, Mike G, le chanteur/crooner Frank Ocean, les producteurs Left Brain, Syd tha Kyd (qui est également l’ingénieur/technicien du son du groupe), Super 3 et d’autres membres non-musiciens comme le skateboardeur amateur Nakel Smith. Tous sont relativement jeunes puisqu’ils ont entre 17 et 23 ans.
Tout a commencé avec un buzz grandissant autour de Tyler sur le forum de culture streetwear Hypebeast tout au long de 2010, les habitués démontrant un incroyable engouement pour sa mixtape Bastard et par la suite pour l’ensemble des productions made in OFWGKTA, dont la marque de fabrique sont des paroles liées aux drogues, au sexe, à l’alcool, à la figure paternelle (absente) et à la mort, Earl et Tyler étant les nouveaux roi d’un rap cadavérique délicieusement nauséabond.
“I created OFWGKTA because I feel we’re more talented than 40-year-old rappers talking about Gucci when they have kids they haven’t seen in years, impressing their peers.” – Tyler The Creator / Bastard


OFWGKTA lançou quatro mixtapes e oito álbuns de estúdio, todos disponíveisgratuitamente no site deles, engendrando em um curto espaço de tempo um verdadeiro culto na internet, atraindo a atenção dos blogs, mas também das revistas (Tyler está na capa da última edição da NME e conseguiu convencer a Vice através de pressão no Twitter para colocar on line as fotos do OFWGKTA tiradas pelo Terry Richardson).
Basta ver o vídeo de sua performance no festival Coachella, com Pharrell Williams se juntando a eles no palco para entender como o apoio do público é forte!

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OFWGKTA a publié quatre mixtapes et huit albums studio, tous disponibles gratuitement sur ​​leur site web, créant en peu de temps un véritable culte sur internet, suscitant l’attention de blogs mais aussi de magazines (Tyler fait la couverture du dernier numéro de NME et est parvenu à convaincre Vice via pression sur Twitter de mettre en ligne les photos de OFWGKTA prises par Terry Richardson).
Il suffit de voir la vidéo de leur performance au festival Coachella avec Pharrell Williams les rejoignant sur scène pour comprendre à quel point l’adhésion du public est forte !



E cereja do bolo, na semana passada OFWGKTA lançou o seu próprio selo Odd Future Records associado à RED Distribution, que será supervisado e administrado como lhe aprouver pelo crew. Quanto ao novo álbum do Tyler, Goblin, ele lançará na XL Recordings (com quem ele tinha um contrato para um álbum e também a primeira vez na história da Odd Future pois todos os projetos foram até então colocado à disposição de todos de maneira grátis) no dia 10 Maio de 2011, e seu primeiro single será para a canção “She” com a participação de Frank Ocean que também aparecerá no vídeo.

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Et cerise sur le gâteau, la semaine dernière OFWGKTA a lancé son propre label Odd Future Records lié à RED Distribution, qui sera géré et exploité comme bon lui semble par le crew. Quant au futur album de Tyler, Goblin, il sortira sur XL Recordings (avec qui il avait un contrat de un album et aussi une première dans l’histoire d’Odd Future étant donné que tous les projets sortis jusque là étaient gratuits) le 10 mai 2011, et son premier single sera pour la chanson “She” avec la participation de Frank Ocean qui apparaîtra également dans la vidéo.

Frank Ocean que estava aliás no estúdio esses dias com o Pharrell e merece a atenção deste último.

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Frank Ocean qui était en studio ces jours-ci avec Pharrell et qui mérite définitivement l’attention de ce dernier.

Frank Ocean, cujo verdadeiro nome é Christopher “Lonny” Breaux, 23 anos, não é um rapper como o resto da turma, ele é um cantor e compositor nascido na cidade de Nova Orleans, Louisiana, a quem devemos a linda mixtape Nostalgia, ULTRA, lançado em fevereiro de 2011, mas que antes já havia escrito para Justin Bieber, John Legend, Brandy, Beyoncé Knowles, e Nas.
Ocean tive que deixar Nova Orleans para Los Angeles na época do furacão Katrina em agosto de 2005 e desde então permaneceu em Los Angeles, onde se juntou ao coletivo OFWGKTA em 2009, após ter sido introduzido por amigos em comum. Tyler e Frank têm em comum essa relação difícil com a figura do pai, o abandono, a rejeição, mas a expressam de forma diferente: discurso sangrenta enlouquecido, cheio de vingança por Tyler, mais descontraído, sutil e maduro para Frank.
A música de Frank incide principalmente sobre relacionamentos, a reflexão pessoal, a sociedade, tal como um panfletário contemporâneo cuja atitude é  abertamente apaixonada e sincera, mas também agradavelmente humilde.

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Frank Ocean, de son vrai nom Christopher “Lonny” Breaux, 23 ans, n’est pas un rappeur comme le reste du crew, il est un chanteur et compositeur originaire de Nouvelle-Orléans, en Louisiane, à qui l’on doit la magnifique mixtape Nostalgia, ULTRA, sortie en février 2011, mais qui auparavant avait déjà écrit pour Justin Bieber, John Legend, Brandy, Beyonce Knowles, et NaS.
Ocean a dû quitter la Nouvelle-Orléans pour Los Angeles à l’époque de l’ouragan Katrina en août 2005, et est depuis lors resté à Los Angeles où il a rejoint le collectif OFWGKTA en 2009 après avoir été présenté par des amis communs. Tyler et Frank ont en commun cette relation difficile avec la figure paternelle, le rejet, l’abandon, mais l’expriment de façon différente : discours sanglant, enragé, empreint de vengeance pour Tyler, discours plus relâché, subtil et mûr pour Frank.
La musique de Frank se concentre principalement sur ​​les relations, la réflexion personnelle, la société,  tel un pamphlétaire contemporain à l’attitude ouvertement passionnée et sincère, mais aussi plaisamment humble.


A parte mais interessante no que nós oferece Frank Ocean pode estar no fato de que sua música não se enquadra dentro da categoria R’nB, na minha opinião. Esta pode ser a categoria em que se encontra em sua loja de discos habitual, mas os tempos mudam, e Nostalgia, ULTRA é incrível, ele está à frente quando o assunto é “qual será o futuro desse gênero musical?”, é quase um disco vanguardista. Ele apresenta uma qualidade e uma autenticidade que simplesmente não existem na maioria das músicas apontadas como representantes da música do nosso tempo. Estamos falando de música contemporânea e sofisticada, da mesma maneira que nossas vidas se tornaram sofisticadas. E quando tentamos entendê-la nós baseando em códigos pré-determinados e nós referindo a categorias obsoletas, não vemos que se trata mais de uma configuração musical de uma busca da sua verdade interior pelo Frank Ocean, do que o novo som do R’nB.
O sexo é, sem dúvida, um tema amplamente discutido, e seu excesso é mencionado, mas não é glorificado à custa da representação das mulheres. A música vai levar você a mergulhar em uma atmosfera extremamente cativante em algum lugar entre relaxamento e exaustão. Às vezes parece que a história contada emana direto dos prazeres intensos e carnais da vida, e às vezes ela parece crônicar os esforços inúteis, mas persistentes, que precisamos fazer para superar as causas de desconforto ou de arrependimento no mundo escuro em qual evoluímos.

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Le plus intéressant dans ce que nous propose Frank Ocean réside peut-être dans le fait que sa musique n’entre pas dans la catégorie R’nB selon moi. Ce sera peut-être la catégorie dans laquelle vous le trouverez chez votre disquaire, mais les temps changent, et Nostalgia, ULTRA  est incroyable, il a ​​une longueur d’avance sur ce que sera le futur de ce genre musical, il s’agit presque d’un disque avant-gardiste. Il recèle une qualité et une authenticité qui n’existent tout simplement pas dans la plupart de la musique qui nous est présentée comme la musique représentative de notre époque. C’est de la musique contemporaine, sophistiquée de la même manière que nos vies sont devenues sophistiquées. Et quand nous essayons de la comprendre en nous basant sur des codes préétablis en nous référant à des catégories obsolètes, nous ne voyons pas qu’il s’agit plus d’une mise en musique d’une recherche de vérité intérieure que le nouveau son du R’nB.
Le sexe est sans aucun doute un sujet amplement abordé, et son excès est mentionné, mais il n’est pas glorifié au détriment de la représentation des femmes. La musique vous plonge dans une atmosphère incroyablement envoutante quelque part entre détendu et épuisé. Parfois, il semble que le récit qui vous est conté provient tout droit des plaisirs intenses, et parfois il semble raconter l’histoire des vains et pourtant constants efforts que nous devons faire pour surmonter les causes de malaise ou de regret du monde sombre dans lequel nous évoluons.

Apesar do rap ter inaugurado uma nova era de MCs e estilos ao longo dos últimos dois anos, o R’nB, por sua parte, tem permanecido o mesmo que o do início dos anos 2000. Mas parece que com a evolução do do it yourself na internet e da idade de ouro da mixtape digital gratuita, este cenário vai mudar em breve.
Por exemplo, o Frank Ocean perdeu paciência com a falta de atenção da Def Jam e criou, aproveitando-se do fenômeno OFWGKTA, seu buzz próprio e seus seguidores on line. Seguidores que incluem também celebridades como Lupe Fiasco e Sean “Diddy” Combs. Tomará que tenha aberto assim o caminho para muitas surpresas por vir, e que ele tenha dado uma boa lição para as grandes gravadoras.

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Bien que le rap ait inauguré une nouvelle ère de MCs et styles au cours des deux dernières années, le R’nB, lui, en était resté au début des années 2000. Mais il semblerait qu’avec l’évolution du do it yourself sur internet et l’âge d’or de la mixtape gratuite numérique ce scénario va bientôt changer. Frank Ocean s’est offusqué du manque d’attention de Def Jam et a créé, profitant du phénomène OFWGKTA, son propre buzz et ses adeptes on line. Adeptes qui comptent également des célébrités comme Lupe Fiasco ou Sean “Diddy”Combs. Espérons qu’il ait ouvert la voie pour de nombreuses surprises à venir et qu’il ait enseigné une leçon aux grands labels.

Tendo em conta o apoio que Frank Ocean recebe de seus pares, pelo menos cinco canções do álbum deveriam achar um lugar na programação de uma emissora de rádio que você conhece, e isso logo mais: American Wedding, Swim Good, Novacane, Song for Women, e Strawberry Swing,  música para a qual um vídeo interessante  surgiu na internet há pouco tempo:

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Etant donné le soutien que Frank Ocean reçoit de ses pairs, au moins cinq des chansons de l’album pourraient (et devraient) trouver leur place dans la programmation d’une station de radio près de chez vous sous peu: American Wedding, Swim Good, Novacane, Song for Women, et Strawberry Swing, chanson pour laquelle une vidéo intéressante est apparue sur le net il y a peu:

Ele é composto por imagens dos anos 50-60, que refletem a pureza inerente às letras do Frank Ocean. E entre essas imagens, às 2:43, temos a Capela da Santa Cruz (Chapel of the Holy Cross), construída sobre as rochas vermelhas de Sedona, no Arizona, a quintessência do que muitos arquitetos tentam realizar quando pensam em arquitetura religiosa.

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On y retrouve des images tirées des années 50-60 qui reflètent la pureté inhérente aux paroles de Frank Ocean. Et parmi ces images, à 2 :43, celle de la Chapelle de la Sainte Croix (Chapel of the Holy Cross) construite sur les rochers rouges de Sedona, en Arizona, quintessence de ce que de nombreux architectes essayent d’atteindre lorsqu’ils pensent architecture religieuse.

A utilização da rocha como fundamento simbólico para apoiar a cruz e a visão ampla sobre o entorno e o vale que se estende até o horizonte a algumas dezenas de metros abaixo geram um sentimento de recolha, de humildade, e convidam à experiência espiritual dentro das paredes da igreja. Um paralelo perfeito com a música do Frank Ocean: surpreendentemente moderna e contemporânea, embora assentes em bases tradicionais. Um estilo simples e formas regulares que acentuam as características do ambiente.

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Le recours au rocher symbolique comme fondement pour soutenir la croix et le vaste point de vue sur le milieu environnant et la vallée qui s’étend vers l’horizon à plusieurs dizaines de mètres au-dessous génèrent une sensation d’humilité, de recueil et invitent à l’expérience spirituelle au sein des murs de l’église. Un parfait parallèle à la musique de Frank Ocean: étonnamment moderne et contemporaine, bien que reposant sur des bases ancestrales. Un style simple et des formes régulières qui ne font qu’accentuer les caractéristiques de l’environnement.

Construída e acabada em 1956, a Capela de Santa Cruz  foi premiada com um prêmio de honra do American Institute of Architects em 1957, e em 2007, os cidadãos do Arizona também a chamaram de uma das sete maravilhas criadas pelo homem no Arizona.
Localizada no lado sul dos Twin Buttes, a capela é acessível pela estrada principal para Sedona (Highway 179). Destina-se a ser um lugar de reflexão e de meditação, onde os visitantes são recebidos por um sinal que diz “Paz a todos os que entram.” Assim seja com todos que têm a curiosidade de ouvir a música de Frank Ocean!

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Achevée en 1956, la chapelle de la Sainte Croix s’est vue décerner en 1957 un prix d’honneur par l’American Institute of Architects et, en 2007, les citoyens de l’Arizona l’ont également surnommée l’une des Sept Merveilles créées par l’homme en Arizona.
Située sur le versant sud des Twin Buttes, la chapelle est accessible par la route principale qui mène à Sedona (Highway 179). Elle est destinée à être un lieu de réflexion et de méditation où les visiteurs sont accueillis par une pancarte qui dit “paix à tous ceux qui entrent”. C’est tout ce que je souhaite à ceux qui auront la curiosité d’écouter la musique de Frank Ocean!

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    Café pour deux, porque escrito em duas línguas, e porque rola aqui uma conversa entre amigos, sem pretensão altamente jornalística ou literária. Título em francês, porque é homenagem às minhas origens. E café porque é uma bebida que mantem acordado.
    Café pour deux, car écrit en deux langues, et car il s'agit ici d'une conversation entre amis sans prétension hautement littéraire ou journalistique. Et café car il maintient éveillé.

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