Weekly Beauty – Excessive voluptuousness vs. Androgyny


Eu sei que estou atrasado, pois tinha prometido esse tipo de nota nas 2a-feiras, mas as semanas de moda estão chegando, e a carga de trabalho é impressionante! Enfim, vamos lá!
O que esperar na moda para a próxima década: volta ao natural ou uma população assexuada onde o perfil andrógino prevalece? O que domina hoje é a incerteza.

Mês passado a modelo Natalia Vodianova compareceu a um evento organizado pela revista Harper’s Bazaar mas esqueceu  a depilação na perninha antes de colocar o vestido cintilante da Balmain que ela veste também na capa da edição de dezembro da revista. Teria passado despercebido se não fosse uma das maiores top models do mundo… mas ja que não é o caso, os tabloides não a pouparam.

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Je sais que je suis en retard et que j’avais promis ce type de post le lundi, mais les fashion weeks approchent, et la charge de travail est impressionnante! Enfin bref, allons-y!
Qu’attendre de la mode pour la prochaine décennie: retour au naturel ou une population asexuée où le profil androgyne domine? Tout ce que je sais aujourd’hui c’est que nous ne sommes sûrs de rien.

Le mois dernier, le mannequin Natalia Vodianova apparaissait à un évènement organisé par la revue Harper’s Bazaar, mais détail qui a son importance : ses jambes n’étaient pas épilées sous sa robe chatoyante Balmain qu’elle porte également sur la couverture du numéro de Décembre du magazine. Ce serait sûrement passé inaperçu si elle n’était pas l’un des plus grands mannequins du monde … mais comme ça n’est pas le cas, les tabloïds ne l’ont pas épargnée.

Todo mundo se lembra da Julia Roberts em 1999 sobre o tapete vermelho de Cannes que revelou axilas peludinhas. Na época, o detalhe ficou mais chocante do que convincente. Será que em 2010, as mulheres são mais propensas a negligenciar a sua depilação? Natalia seria totalmente desinibida, a ponto de questionar os códigos estabelecidos? Ou foi um lapso devido a uma vida agitada?

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Tout le monde se souvient de Julia Roberts en 1999 sur le tapis rouge à Cannes qui révélait des aisselles velues. À l’époque, le détail a été plus choquant que de convaincant. Est-ce qu’en 2010, les femmes sont davantage prédisposée à négliger leurs épilation? Natalia serait-elle décomplexée au point de provoquer les codes établis? Ou n’est-ce qu’un oubli en raison d’une vie trépidante?

Em paralelo, como ja comentei por aqui, o seriado do momento, Mad Men, faz a apologia do estilo que foi definido como retrosexual lá fora: afirmar sua masculinidade, se inspirar e atualizar o estilo dos anos 40 a 60.
Porém, ao mesmo tempo temos a explosão da cirurgia plástica: depilação a laser para mulher, mas também para homens que querem tirar pelos do peitoral, a barba, e que aparecem nas propagandas sem pelos nas axilas.
E ao lado disso, temos o mundo da moda, ele mesmo dividido entre defender e elogiar o retorno às curvas ou continuar a exaltar as silhuetas andróginas, uma situação que os eventos de fim de ano nos permitem observar…
Vamos começar com o que todo mundo andou esperando essas últimas semanas: o desfile da Victoria’s Secret de 2010. Esta verdadeira máquina de guerra que soube criar um buzz na internet antes de ser filmado, depois entre a filmagem e a sua difusão na televisão americana, e agora com os making of não-oficiais, tais como o do Justin Wu em parceria com Jak & Jil, e o comercial para TV filmado pelo Sr. Transformers, entender Michael Bay.

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En parallèle, comme j’ai déjà pu le commenter ici, la série du moment, Mad Men, fait l’éloge du style qui a été défini comme rétrosexuel: affirmer sa masculinité, s’inspirer, et actualiser le style des années 40 à 60.
Mais en même temps nous assistons à l’explosion de la chirurgie esthétique: l’épilation laser pour femmes, mais aussi pour les hommes qui veulent dépiler le torse, la barbe, et qui apparaissent dans les publicités avec des aisselles glabres.
Et en marge de ça, nous avons le monde de la mode, lui-même déchiré qu’il est entre prôner le retour aux formes ou continuer à vanter les silhouettes androgynes, situation que les évènements de fin d’année nous permettent d’observer…
Commençons par ce que tout le monde attendait ces dernières semaines : le défilé de Victoria’s Secret 2010. Cette véritable machine de guerre qui a su créer un buzz sur internet avant d’être filmé, puis entre le tournage et sa diffusion à la télévision américaine, et à présent avec les making of non-officiels comme celui de Jak&Jil et Justin Wu, et le spot publicitaire filmé par Mr Transformers, comprendre Michael Bay.

A seguir o show na íntegra hospedado no YouTube:

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A suivre le show dans son intégralité hébergé sur YouTube:

O show, como sempre, teve seu quota de “bombas latinas” e outras top models, que provam que bem como a über model Gisele Bündchen, para elas parir não afeta o seu físico de deusa (anjo neste caso).
O Brasil tem sido o centro das atenções como o país mais representado com 10 das 34 modelos desfilando: Adriana Lima, Alessandra Ambrósio, Emanuela de Paula, Fabiana Semprebom, Flávia de Oliveira, Gracie Carvalho, Isabeli Fontana, Izabel Goulart, Laís Ribeiro, Martha Streck. Quanto à França, ela não fez muito ruim, pois com apenas dois modelos, Héloïse Guerin e Constance Jablonski, ela terminou no empate em terceiro lugar dessa classificação.

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Le show comme à son habitude comptait son lot de “bombas latinas” et autres top models, qui prouvent toutes qu’à l’image de la über model Gisele Bündchen, accoucher n’affecte en rien leur physique de déesse (ange pour l’occasion).
Le Brésil a donc été à l’honneur étant le pays le plus représenté avec 10 des 34 mannequins défilant: Adriana Lima, Alessandra Ambrosio, Emanuela de Paula, Fabiana Semprebom, Flavia de Oliveira, Gracie Carvalho, Isabeli Fontana, Izabel Goulart, Laís Ribeiro, Martha Streck. Quant à la France, elle ne s’en sort pas si mal, car avec seulement 2 mannequins, Heloise Guerin et Constance Jablonski, elle finit 3ème ex-æquo au classement.

Eu não tive paciência para assistir ao show, eu confesso, eu me contentei apenas dos resumos em imagens, mas achei o vídeo do Justin Wu particularmente agradável. Se trata mais ou menos de cenas de bastidores com as meninas da Victoria’s Secret se divertindo cantando em play-back o clássico da Cyndi Lauper “Girls Just Wanna Have Fun“.

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Je n’ai pas eu la patience de regarder le show, je vous l’avoue, je me suis contenté des récapitulatifs en images, mais j’ai trouvé la vidéo de Justin Wu particulièrement sympa. Il s’agit plus ou moins d’un behind the scene avec des Victoria’s secret girls s’amusant à faire du play-back sur le classique de Cyndi Lauper “Girls just wanna have fun“.

E já que estamos falando de lingerie e da Victoria’s Secret,não tem como negar que o fim do ano tem alguma coisa que faz que as roupas intimas fazem sucesso. Portanto, faz total sentido que um editorial com o novo rosto da Victoria’s Secret, Katsia Zinga, para a última edição da revista Grazia Paris, seja um ensaio de lingerie.

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Et puisque l’on parle de lingerie et de Victoria’s Secret, force est de constater que la fin d’année a quelque chose qui fait que les dessous ont le vent en poupe. Dès lors, quoi de plus normal qu’un éditorial déshabillé pour le nouveau visage de Victoria’s Secret, Katsia Zinga, pour le dernier numéro de Grazia Paris?

Para acabar com o assunto Victoria’s Secret, um editorial para a VMan com uma Angel, a Candice Swanepoel, que não tem nada de anjo, como o deixa entender o tema desta série que evoca uma busca por uma moda meia-estação pecaminosa.
Na frente da câmera do Mario Testino, a modelo sul africana ousa tudo e  joga um jogo de  provocação com os seus colegas de trabalho dinamarqueses, para um resultado dos mais irreverentes.

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Pour en terminer avec Victoria’s Secret, un éditorial pour VMan avec une Angel, Candice Swanepoel, qui n’a rien d’un ange comme le laisse deviner le thème de cette série qui évoque une recherche pour une mode printanière et pécheresse.
Devant l’appareil de Mario Testino le mannequin sud africaine rivalise d’audace en jouant un jeu de provocation avec ses compagnons de travail danois, pour un résultat des plus sulfureux.

O problema é que a Candice se limita a aparecer semi-nua em todos os editoriais em quais ela está envolvida… Mas hey, se Alessandra Ambrosio desfilou para a Louis Vuitton e Isabel Goulart para Givenchy, nós definitivamente podemos pensar que todos os destinos são agora possíveis no mundo da moda. As portas das grandes casas reabriram para os bodies.

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Le problème de Candice est qu’elle se cantonne à apparaître semi-nue dans tous les éditoriaux auxquels elle participe… Mais bon, si Alessandra Ambrosio défile pour Louis Vuitton et Isabelle Goulart pour Givenchy, on peut définitivement considérer que tous les destins sont désormais possibles dans le monde de la mode. Les portes des grandes maisons sont à nouveau ouvertes aux bodies.

Mas chega de feminilidade e  volúpia, vamos falar um pouco do contrapeso, ou seja, a androginia. O editorial mais recente que me vem à mente e que evoca essa ambigüidade é o ensaio chamado Oh Boy para a revista australiana Fallen Magazine, com Tallulah Morton vestida de roupas da Matthew Williamson, Jil Sander, Gucci e muitos outros.

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Mais trêve de féminité et de volupté, et parlons un peu du contrepoids, à savoir l’androgynie. L’éditorial le plus récent qui me vient à l’esprit et qui évoque cette ambiguïté est la série intitulée Oh Boy pour le magazine australien Fallen Magazine, avec  Tallulah Morton vêtue de pièces de chez Matthew Williamson, Jil Sander, Gucci et bien d’autres.

E enquanto o fim do ano é (por mais estranho que possa parecer) a época da lingerie, é também, e de forma muito mais lógica, a dos calendários. Entre a multiplicidade produzida, dois se destacam: o calendário da Pirelli e o da Vogue Paris. Este último vem junto com a edição de dezembro da revista, nas bancas este ano desde o dia 30 de novembro.
O seu conteúdo não segue uma regra precisa: às vezes uma modelo para os 12 meses, às vezes 12 modelos, uma para cada mês, como quando o Terry Richardson fotografou a edição de 2009. Desta vez, foi ao Mikael Jansson que a tarefa foi confiada. O resultado? 12 retratos da Daria Werbowy deitada em cima lençóis de cetim, “vestida” de jóias da Louis Vuitton e, as vezes e, no máximo, de algumas peças de lingerie (sim, entendeu certinho, é meio ou totalmente nua).

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Et alors que la fin d’année est la saison de la lingerie, il s’agit également, et de façon bien plus logique, de celle des calendriers. Parmi la pléthore produite, deux sortent du lot : le calendrier Pirelli et le calendrier de Vogue Paris. Ce dernier vient annexé à l’édition de décembre de la revue, en kiosque cette année depuis le 30 novembre.
Le contenu ne suit pas de règle précise : parfois un mannequin pour les 12 mois, parfois 12 mannequins, un pour chaque mois, comme lorsque Terry Richardson photographiait l’édition de 2009. Cette fois, c’est à Mikael Jansson que la tâche a été confiée. Le résultat? 12 photos de Daria Werbowy sur des draps en satin, vêtue de bijoux Louis Vuitton auxquels s’ajoutent parfois, et tout au plus, quelques pièces de lingerie.

Demais carne  na minha opinião, e uma “glamurização” inútil do cigarro, mas o resultado ainda é dos mais estéticos e suficiente para lhe dar vontade de saborear devagar e calmamente 2011.

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Un peu trop de chair selon moi, et une “glamourisation” inutile de la cigarette, mais le résultat reste tout de même des plus esthétiques et suffisant pour vous donner envie de savourer tranquillement et lentement 2011.

Enquanto entrava nas bancas o calendário da Vogue, a Pirelli, marca de pneus italiana famosa por… seu calendário, apresentava a 38ª edição,  ou seja a versão 2011, do mesmo em Moscou.

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Alors qu’entrait en kiosque le calendrier Vogue, Pirelli, la marque de pneu italienne célèbre pour…son calendrier, présentait la 38ème édition, soit la version 2011, de celui-ci à Moscou.

Depois do Patrick Demarchelier ter imortalizado a China para a edição 2008, do Peter Beard ter feito o mesmo com o Botswana para a de 2009, e o Terry Richardson com o Brasil para a de 2010, a realização do “Cal 2011” foi atribuída ao estilista multi-facetada Karl Lagerfeld, cujo sentido pela arte e pela estética é conhecido mundialmente.
Nada de viagem, é do seu ateliê em Paris que Lagerfeld criou Mythology, um calendário que reflete uma das suas paixões, a da mitologia grega e romana, os contos sobre as origens da humanidade contadas através das aventuras de deuses e deusas , heróis e heroínas.
As 36 fotos que compõem o calendário de 2011 são em preto e branco, e são a representação idílica que o Kaiser tem da beleza. 21 modelos participaram desta edição: 15 mulheres, 5 homens, e a atriz americana Julianne Moore.

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Après que Patrick Demarchelier ait immortalisé la Chine pour l’édition 2008, Peter Beard le Botswana pour 2009, et Terry Richardson le Brésil pour 2010, le  “Cal 2011” a été confié au créateur multi-facettes Karl Lagerfeld, dont le sens de l’art et de l’esthétique est connu à travers le monde.
Pas de voyage pour le couturier. De son atelier de Paris, Lagerfeld a créé Mythology, un calendrier qui reflète l’une des ses passions, celle de la mythologie grecque et romaine, les contes des origines de l’humanité racontées à travers les aventures des dieux et des déesses, des héros et des héroïnes.
Les 36 photos qui composent le Calendrier 2011 sont en noir et blanc, et sont  la représentation idyllique que le Kaiser se fait de la beauté.
21 protagonistes ont participé à cette édition: 15 mannequins femmes, 5 hommes, et l’actrice américaine Julianne Moore.

Bianca Balti é uma bacante; Elisa Sednaoui às vezes Flora, às vezes a ninfa Eco; Freja Beha Erichsen Apollo, Pólux e Orfeu; Isabeli Fontana uma bacante; Magdalena Frackowiak Athena e Vesta; Anja Rubik Hermes e Terpsichore (musa da dança); Abbey Lee Kershaw Echo, Castor, e Eurídice; Lakshmi Menon uma bacante; Heidi Mount Aurora e Anfitrite (esposa de Poseidon); Erin Wasson  Ajax e uma bacante; Natasha Poly Melpomene (musa da música); Daria Werbowy Artemis e Pentesiléia (rainha das Amazonas); Iris Strubegger Athena; Lara Stone Afrodite (era quase desnecessário dizer); Jeneil Williams Hades.
Segue um vídeo do making of que inclui algumas mini-entrevistas com as supermodelos, como a da Abbey Lee que diz que Karl é o “Einstein of high fashion” (para ter ousado acrescentar e incorporar homens nus nesta instituição que é o calendário Pirelli?).

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Bianca Balti est une Bacchante ; Elisa Sednaoui tantôt Flora tantôt la nymphe Echo ; Freja Beha Erichsen Apollon, Pollux, et Orphée ; Isabeli Fontana une Bacchante ; Magdalena Frackowiak Athéna et Vesta ; Anja Rubik Hermes et Terpsichore (muse de la danse); Abbey Lee Kershaw Echo, Castor, et Eurydice ; Lakshmi Menon une Bacchante ; Heidi Mount Aurore et Amphitrite (femme de Poséidon) ; Erin Wasson Ajax et une Bacchante ; Natasha Poly Melpomène (muse du chant) ; Daria Werbowy Artemis et Penthésilée (reine des Amazones); Iris Strubegger Athèna ; Lara Stone Aphrodite (cela va presque de soi); Jeneil Williams Hadès.
A suivre une vidéo du making of qui inclut quelques mini interviews des mannequins, dont une de Abbey Lee qui déclare que Karl est le “Einstein of high fashion” (pour avoir osé incrémenter des hommes nus à l’institution qu’est le calendrier Pirelli ?).

Para um gênio, infelizmente, quando se trata de fotografia, o Karl é fraco e chegamos à conclusão de que a Pirelli escolhe um fotógrafo porque ele é famoso, não por sua habilidade e visão por trás da câmera.
Perante este calendário, podemos facilmente concluir que Karl é um fotógrafo fraco, e que o resultado poderia ter sido o mesmo se o trabalho tinha sido confiado a qualquer fotógrafo decente, já que as fotos de qualquer forma não passam nenhuma sensação de criação artística conforme ao que era esperado do estilista.
Estamos quase caindo no patético e a vergonha alheia quando, apos prestar atenção na fotografia de Ártemis (Daria Werbowy), acabamos percebendo que ela segura o arco de cabeça para baixo. Mas nos limitaremos a dizer “ridículo”.

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Pour un génie, malheureusement, lorsqu’on en vient à la photographie, Karl laisse à désirer et on en vient à la conclusion que Pirelli choisit un photographe parce qu’il est célèbre et non pas pour ses compétences et sa vision derrière l’appareil.
A la vue de ce calendrier, on peut facilement conclure que Karl est un piètre photographe, et que le résultat aurait pu être le même si le travail avait été confié à n’importe quel photographe décent, les photos ne passant en rien ce sentiment de création artistique que l’on attendait.
On frise même le pathétique lorsque l’on s’attarde sur la photo d’Artemis (Daria Werbowy) et que l’on remarque qu’elle tient l’arc à l’envers. On se contentera de dire ridicule.

Mas eu acho que o pior de tudo são os estereótipos ou a priori do Kaiser. Na verdade, o que pode parecer ousadia à primeira vista soa bastante preocupante no meu ponto de vista.
O deus do submundo Hades representado por uma mulher negra? Será isto uma conotação racista e sexista, as mulheres e a cor de pele ébano representam o mal?
Muitas mulheres também interpretam deuses, mas de uma maneira sutil, como quando  a Anja Rubik encarna Hermes de um jeito tão sexy mas contundente. O problema é como Karl usa Freja. Com ela, só faz questão de acentuar o clichê da lésbica: ela posa do mesmo jeito que o Baptiste Giabiconi quando incorpora o mesmo personagem, Apolo. Nada de pose inteligente ou glamurosa, uma postura viril, os ombros para trás, sem deixar nenhuma chance para o peito muito pequeno, e um tampa-sexo idêntico em ambas as fotos.Quanto à foto de Orfeu e Eurídice, eu vou deixar você adivinhar quem interpreta o homem…pois é, não é Abbey Lee Kershaw.
Enfim, o ponto é que talvez alguns irão concluir aqui que a Freja encarna a andrógina perfeita nos olhos de Karl.

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Mais je crois que le pire dans tout ça, ce sont les clichés ou a priori du Kaiser. En effet, ce qui pourrait sembler de l’audace de prime abord me semble un peu troublant.
Le Dieu des Enfers Hadès représenté par une femme noire ? Serait-ce une connotation raciste et machiste, les femmes et la couleur de peau ébène représenteraient le mal ?
Nombre de femmes représentent d’ailleurs des Dieux, mais de façon subtile, comme lorsque Anja Rubik incarne Hermès de façon sexy mais pleine de force. Le problème est l’usage que Karl fait de Freja. Avec elle, il ne fait qu’accentuer le cliché de la lesbienne : elle pose comme Baptiste Giabiconi lorsqu’elle incarne le même personnage que lui, Apollon. Pas de pose intelligente ou glamour, une pose virile, les épaules en arrière pour ne laisser aucune chance à la très maigre poitrine, et un cache sexe identique sur les deux photos. Quant à la photo d’Orphée et Eurydice, je vous laisse deviner qui joue l’homme… et oui, ce n’est pas Abbey Lee Kershaw.
Mais bon, l’important est peut-être que certains concluront ici que Freja incarne l’androgyne parfaite aux yeux de Karl.

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  1. […] is the original post: Weekly Beauty – Excessive voluptuousness vs. Androgyny « Café pour … December 10, 2010   //   Fashion   //   No […]

  2. […] através da participação na iniciativa do Marc “, disse Marisa. A foto lasciva da Angel da Victoria’s Secret, hoje com 32, adornará cartazes com fundo branco imaculado e estampará camisetas amarelas que […]

  3. […] tirar o máximo proveito de qualquer situação, e não é à toa que ele conquistou a top model Erin Wasson (que já desenhou coleções para a […]



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    Café pour deux, porque escrito em duas línguas, e porque rola aqui uma conversa entre amigos, sem pretensão altamente jornalística ou literária. Título em francês, porque é homenagem às minhas origens. E café porque é uma bebida que mantem acordado.
    Café pour deux, car écrit en deux langues, et car il s'agit ici d'une conversation entre amis sans prétension hautement littéraire ou journalistique. Et café car il maintient éveillé.

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