South Africa is the next big thing but France is still the shit and a reference (some Brazil cameo in it too)


Die Antwoord (africâner para “a resposta”) é uma banda maluca e ultra-criativa nativa da Cidade do Cabo, África do Sul, que era inicialmente composta por três membros: Ninja, Yo-Landi Vi$$er e DJ Hi-Tek, mas o núcleo duro é agora apenas composto por Ninja e Yo-Landi, a quem vêm se juntar convidados e outros colaboradores. A música, assim como seus criadores, é uma mistura de várias culturas e influências: uma espécie de híbrido de hip-hop, pop e electro, com uma pegada suja, perturbadora e perturbada. Bem parecido com o filme District 9, que fez com que as pessoas se interessaram pela África austral antes do fenômeno Copa do Mundo e sua vuvuzela por causa do universo sujo, incomodante e doentio do filme, so que com Die Antwoord nada de metáfora para abrir os olhos do mundo sobre o racismo latente no país do Mandela; a banda quer divulguar no mundo o Zef, estilo de vida e realidade Sul Africana, nada de ficção alienígena.

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Die Antwoord (Afrikaans pour “la réponse”) est un groupe  barjot et ultra-créatif originaire de Cape Town, Afrique du Sud, qui comprenait à l’origine 3 membres : Ninja, Yo-Landi Vi$$er et DJ Hi-Tek, mais dont le noyau dur est aujourd’hui simplement composé de Ninja et Yo-Landi, auxquels s’ajoutent des invités et autres collaborateurs. La musique, tout comme ses créateurs, est un pot pourri de diverses influences et cultures : une sorte d’hybride hip hop, pop et électro, à la sauce crade, perturbante et perturbée. Tout à fait à l’image du film District 9 qui a tant fait parler de l’Afrique australe avant le phénomène coupe du monde et vuvuzela pour son univers sale, dérangeant et malsain, à la différence prêt qu’ici pas de métaphore filée pour ouvrir les yeux sur le racisme latent du pays de Mandela; Die Antwoord veut faire connaître au monde entier le lifestyle zef, réalité sud-africaine et non fiction extra-terrestre.

E, no final, é isso que faz que nos nos interessamos pelo Die Antwoord, por aceitar a brincadeira de uma banda mais ou menos fictícia (Ninja é um personagem inventado por Watkin Tudor Jones, um pouco como Eminem e o Slim Shady, com a diferença que o Ninja não se dissocia mais do seu personagem que ele incorporou em tempo integral), por querer descobrir mais sobre o Zef, ou apenas por ser subjugado por sua criatividade e ousadia (no início de 2010, seu vídeo “Enter the Ninja“, que desde então se tornou um fenômeno, contou com a participação do Leon Botha, um artista conhecido por ser um dos mais antigos sobreviventes da doença chamada progeria).

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Et au final, c’est ce qui fait qu’on s’attarde sur Die Antwoord, qu’on entre dans leur jeu d’une bande plus ou moins fictive (Ninja étant un personnage inventé par Watkin Tudor Jones, un peu comme Eminem a imaginé Slim Shady, à la différence prêt que Ninja ne se dissocie plus de son personnage qu’il a incorporé à temps plein), qu’on veuille en découvrir un peu plus sur le Zef, ou qu’on soit tout simplement subjugué par leur créativité et leur audace (début 2010, leur vidéo “Enter The Ninja“, devenue depuis lors un phénomène, comptait la présence de Leon Botha, un artiste connu pour être un des plus vieux survivants de la maladie appelée progéria).

Nada de surpreendente então se todo mundo prende a respiração ao anúncio de um novo vídeo dos sul-africanos. E não decepcionam! Para a musica “Evil Boy“, colaboração com Diplo para o álbum $0$, que lança na gravadora Cherrytree/Interscope daqui a 2 dias, louca como tinha que ser, nós temos o direito a:
– monstros peludos no cio, assemelhando-se a um híbrido de gremlin e de personagem de Where The Wild Things Are,

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Rien d’étonnant donc si tout le monde retient son souffle à l’annonce d’un nouveau clip des sud-africains. Et ils ne déçoivent pas ! Pour “Evil Boy“, collaboration avec Diplo pour leur album $0$, qui sort sur Cherrytree/Interscope après-demain, déjantée à souhait, on a le droit à :
–  des monstres poilus en rut, ressemblant à un hybride de gremlin et de personnage de Where The Wild Things Are,

– peito sem mamilo e mamas com olho em vez do bico, que me fazem lembrar dos limões das propagandas da Pepsi,

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– des seins sans téton et des seins pourvus d’oeil en guise de mamelon qui me rappellent les citrons des pub Pepsi,


– seres bastante agressivos armados com facões,

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– des êtres plutôt agressifs armés de machettes,

– uma versão negra do Ninja respondendo ao nome de Wanga e cujas bailarinas negras também lembram à estética da Yo-Landi,

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– une version noire de Ninja qui répond au nom de Wanga et dont les danseuses noires également reprennent l’esthétique Yo-Landi,


– tentáculos e outros apêndices que parecem ter saído dos piores mangás eróticos-gore

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– des tentacules et autres appendices qui semblent tout droit sortis des pires mangas érotico-gores,


– referências diretas ao Distrito 9,

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– des références directes à District 9,

– looks que poderiam ser desfilados na passarela de Jeremy Scott (estilo do Ninja) ou de JC de Castelbajac (estilo da Yo-Landi que lembra o casaco Kermit inventado pelo estilista francês … só que desta vez, feito de ratos)

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– des looks qui pourraient défiler sur les podiums des de Jeremy Scott (look de Ninja) ou de J-C de Castelbajac (look de Yo-Landi qui rappelle le manteau Kermit inventé par le créateur français…sauf que cette fois fait de rats)



– um background que remete bastante à arte do Roger Ballen, o fotógrafo nascido em Nova York, mas que vive desde os anos 70 na África do Sul e documenta a vida da população modesta do país… e sua bizarrice.

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– un background qui rappelle beaucoup l’art de Roger Ballen, ce photographe né à New York mais qui vit depuis les années 70 en Afrique du Sud et qui documente la vie de la population modeste du pays… et sa bizarrerie.


– e muitos, mas muiiiiiitos pênis,… O que da para entender quando se presta atenção às letras: “Yooo evil boy! Why is your incanca so big? / All the better to love you with!/ No glove no love! If you don’t believe me/ Take your dirty hands off my umthondo wisizwe!

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– et beaucoup, mais alors beaucoup de pénis… Ce que l’on comprend mieux lorsque l’on prête attention aux paroles : “Yooo evil boy! Why is your incanca so big? / All the better to love you with!/ No glove no love! If you don’t believe me/ Take your dirty hands off my umthondo wisizwe!

Em suma, como o fala tão bem Yo-Landi no clipe: “from the zefside to the fuckin overseas“. A banda pretende defender e divulgar sua cultura e ficar rica fazendo isso. Novamente citando Yo-Landi: “Go through your pockets no we not going to make love/Go through your wallet, woo! what a lot of paper/What a fuckin sucker! see you later masturbator!

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Bref, comme le dit si bien Yo-Landi dans le clip: “from the zefside to the fuckin overseas”. Le groupe prétend faire l’apogée de leur culture et devenir riche en le faisant. Encore une fois pour citer Yo-Landi : “Go through your pockets no we not going to make love/Go through your wallet, woo! what a lot of paper/What a fuckin sucker! see you later masturbator!

Espero que eles conseguem e continuem por um longo tempo: eu adoro esse estilo ao mesmo tempo moderno e trashy mas que incorpora elementes totalmente desatualizados ou rejeitados por todas as outras culturas. “Ser pobre mas vangloriar a ostentação, ser pobre mas ser sexy”. Confiram o site deles, vocês vão ver elementos piscando intermitentemente e, em seguida, cliquem para ver muitas entrevistas interessantes do grupo que lhes ajudarão a aprender mais sobre essa cultura e ouvir muitas anedotas. A história de Wanga, o Evil Boy, é bastante preocupante: na música ele nos diz na língua Xhosa que não vai para o mato, e por isso não se tornará um homem e continuara a ser um menino mal. Num vídeo, o Ninja explica que “ir para o mato” é participar do ritual da circuncisão Xhosa perigosa.

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J’espère bien qu’ils y parviennent et continuent encore longtemps : j’adore ce style à la fois moderne et trash mais qui incorpore des éléments totalement démodés, voire rejetés par toutes les autres cultures.  “Etre pauvre mais prôner l’ostentation, être pauvre mais être sexy”. Jetez un œil sur leur site web, vous verrez des éléments clignoter par intermittence, et alors cliquez dessus pour voir de nombreuses interviews intéressantes du groupe qui vous permettront d’en savoir plus sur leur culture et écoutez de nombreuses anecdotes. L’histoire de Wanga, le Evil Boy, est assez troublante : dans la chanson il nous dit en Xhosa qu’il ne veut pas aller au buisson, et que par conséquent il ne deviendra pas un homme et restera un mauvais garçon. Dans une des vidéos, Ninja explique qu’”aller au buisson”, c’est participer au rite de la circoncision dangereuse des Xhosas.

 

E ja que eu  estou falando de cantores um pouco doidos, eu vou falar, embora mais brevemente, do cantor francês Philippe Katerine, que já é um “avô” do estilo alienado e adepto da grande mistura de gêneros. No início de sua carreira, seu estilo era às vezes comparado ao movimento easy-listening por oferecer uma música lembrando notas de bossa nova com textos freqüentemente mórbidos ou ansiosos mas tingidos com humor. No entanto, nos últimos anos, ele também se aventurou no rock, flertou com a música eletrônica, sem nunca deixar de ser parte da canção francesa descolada.

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Et puisque je parle de chanteurs un peu cinglés, je vais parler, bien que plus brièvement, du chanteur français Philippe Katerine, qui lui est déjà un aïeul du style aliéné et du grand bazar de genres. Au début de sa carrière, son style fut parfois assimilé au mouvement easy-listening en proposant une musique aux accents de bossa nova accompagnés de textes souvent morbides ou angoissés et teintés d’humour, le tout parfois entrecoupé de collages audio. Toutefois, depuis quelques années, il s’est également tourné vers le rock, flirtant avec la musique électronique sans jamais cesser de s’inscrire dans la chanson française décalée.

Seu novo vídeo se chama Liberté (Liberdade), e o título é mais do que bem escolhido porque resume o estado de espírito que sempre animou o cantor. Liberdade também é um princípio fundamental da sociedade francesa que o cantor não teve problemas para assimilar como evidenciado por sua linguagem crua, sua história como libertino freqüentando os clubes swingers com a Helena Noguerra, ou o fato que não hesita em roubar a bola com qual duas crianças fofas estão brincando no vídeo …

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Son nouveau clip s’intitule Liberté, et le titre est plus que bien choisi car il résume l’état d’esprit qui a toujours animé le chanteur. La liberté est également un des principes fondamentaux de la société française que le chanteur n’a eu aucun mal à assimiler comme en témoigne son langage cru, son passé de libertin fréquentant des clubs échangistes avec Helena Noguerra, ou le fait qu’il n’hésite pas à chopper la balle de jeu à deux tendres enfants dans la vidéo…

 

Vamos continuar de um jeito chauvinista este post, que porém começou muito focado no internacional, com uma nota, no entanto, tão visual quanto os dois vídeos anteriores, ja que é para falar de cinema, e mais exatamente do Petit Tailleur. Média metragem dirigido por Louis Garrel, elogiada no Festival de Cannes e que entrou em cartaz  quarta-feira passada na França. 44 minutos em preto e branco durante quais atua a nova geração do cinema francês: Arthur Igual, Lea Seydoux, Lolita Chammah, e o proprio Louis Garrel para um filme habitado por uma alma muito Nouvelle Vague, e que explora com delicadeza as relações necessariamente complexas entre homens e mulheres. Por que preto e branco? Para criar uma desorientação que vem do contraste com a televisão colorida do nosso cotidiano… e porque é em panela velha que faz comida boa.

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Continuons de façon chauvine ce post, qui commençait pourtant comme très porté sur l’international, avec une note néanmoins tout aussi visuelle que les deux clips précédents, car cinématographique, et parlons de Petit Tailleur. Moyen métrage réalisé par Louis Garrel, il a fait parler de lui lors du festival de Cannes et est sorti en salles mercredi dernier en France. 44 minutes en noir et blanc où l’on retrouve la nouvelle génération du cinéma français : Arthur Igual, Léa Seydoux, Lolita Chammah, et Louis Garrel lui-même pour un film habité par un courant d’air ultra Nouvelle Vague et qui explore avec délicatesse les relations forcément complexes entre les hommes et les femmes. Pourquoi le noir et blanc ? Pour créer un dépaysement qui vient du contraste avec la télé en couleurs de tous les jours…et parce que c’est dans les vieux pots qu’on fait les meilleures soupes.

 

E, para acabar com essa nota, vou escrever um pouco sobre o Jean-Charles de Castelbajac que mencionei  anteriormente. A semana de moda de Paris terminou há poucos dias, e entre os últimos desfiles, tinha o do criador francês, sempre aguardado com grande expectativa pelos conhecedores, pois é sempre uma festa, a quintessência do pop e uma effervescência de imaginação. A coleção foi intitulada Über Tropical Airlines e tinha tudo para agradar a clientela da marca, que já inclui Katy Perry, Beth Ditto, Lady Gaga, Kanye West, Lupe Fiasco, Dizzee Rascal ou também Beyoncé, M.I.A e Santogold.

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Et pour finir, revenons sur Jean-Charles de Castelbajac que j’ai mentionné plus haut dans ce post. La semaine de la mode de Paris a pris fin il y a quelques jours, et parmi les derniers défilés, on comptait celui du créateur français, toujours très attendu par les connaisseurs, car toujours festif, quintessence du pop et un véritable débordement d’imagination. La collection était intitulée Über Tropical Airlines et avait tout pour plaire à la clientèle de la marque qui comprend déjà Katy Perry, Beth Ditto, Lady Gaga, Kanye West, Lupe Fiasco, Dizzee Rascal, ou encore Beyoncé, M.I.A et Santigold.

Aquele que foi um pioneiro na introdução de graffiti, Lego, e personagens de desenhos animados nas passarelas, e que acabou de lançar o seu site para vender sua marca JCDC que ele chama de irmã caçula low cost luxury da sua marca epônima, propôs para sua audiência uma viagem que a levaria para o deserto do Saint Exupery até a savana africana passando pelo calor tropical antes de retornar a Paris.

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Celui qui a été un des pionniers à introduire graffiti, Lego, et personnages de dessins animés sur les podiums, et qui vient de lancer son site web pour vendre sa marque JCDC qu’il qualifie lui-même de petite sœur low cost luxury de sa marque éponyme, proposait à l’audience d’entamer un voyage qui l’emmènerait du désert de Saint Exupéry à la savane africaine en passant par la chaleur des tropiques pour un retour sur Paris.

Viagem aérea como evidenciado pelas aeromoças e comissários de bordo no início do desfile.

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Voyage aérien comme l’atteste les hôtesses de l’air et steward de début de défilé.

A primeira parada é em terras do Pequeno Príncipe e do aviador e escritor Antoine de Saint Exupéry cuja ilustração característica foi estampada em camisas e blusinhas que fazem nascer em mim uma certa nostalgia para a nota de 50 francos pré-euro. Mas nas estampas ha também capas de livros famosos do escritor apostas sobre tops que complementam estilos quase  totalmente brancos.

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La première escale est donc en terres du Petit Prince de l’aviateur et écrivain Antoine de Saint Exupéry : illustration caractéristique imprimée sur des chemises et chemisiers qui font surgir en moi une certaine nostalgie du billet de 50 francs pré-euro, mais également couvertures de fameux ouvrages de l’écrivain apposées sur des tops amples complétant des tenues presque totalement blanches.

A segunda parada acontece no meio da savana africana com uma interpretação muito Castelbajac-eira de camuflagem e safari.

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La deuxième escale s’effectue au beau milieu de la savane africaine avec une interprétation très Castelbajac-ienne du camouflage et du safari.

A terceira e última parada antes do retorno seria por alguns inspirada pelos trópicos e a conjugue do criador Mareva Galanter, ex-Miss França nativa de Taiti. Mas o que marca a maioria das mentes é a presença do Felix the Cat em vestidos, casacos, guarda-chuva, chapeu, ombreiras, camisas,… De fato A assinatura J-C De Castelbajac que todos esperavam.

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La troisième et dernière escale avant le retour serait selon certain inspirée par les tropiques et la compagne du créateur Mareva Galanter, ex-Miss France originaire de Tahiti. Mais ce qui marque surtout les esprits c’est la présence de Félix le Chat sur les robes, les tuniques, les épaulettes,… LA touche JCDC que tout le monde attendait.

Finalmente, a volta a Paris não poderia ser mais elegante: vestido de cetim digno de um tapete vermelho sobre qual lemos: “este não é um vestido de festa”, miniaturas da Torre Eiffel usadas como acessório,… Back to Paris from the jungle !

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Enfin, le retour sur Paris est on ne peut plus chic : robe en satin digne d’un tapis rouge sur lesquelles on lit  «ceci n’est pas une robe du soir», Tour Eiffel miniatures en guise d’accessoire,… Back to Paris from the jungle !

Algumas peças, como o vestido-bandeira que a modelo usou com os braços estendidos, ou o vestido com tromba de elefante descendo para o púbis, não podem deixar de lembrar das criações da marca brasileira Neon… Neon como a iluminação da boca de cena do desfile.

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Certaines pièces comme le drapeau en guise de robe que la mannequin porte bras écartés, ou la robe à la trompe d’éléphant qui descend jusqu’au pubis, rappellent cruellement les créations de la marque brésilienne Neon…Néon comme le décor illuminé lorsque prend fin le défilé.

E para que o Brasil não se sinta isolado, vamos falar pouco mas falar bem: 3 modelos brasileiras foram chamadas para compor o casting  do desfile: Debora Muller, Alicia Kuczman e Martha Streck, sendo esta última, claramente, uma das estrelas desta temporada, que seja em Milão, Paris ou Nova York. Não é a toa que para o J-C de Castelbajac ela andou com três looks e fechou o desfile. Uma incognita é o porquê a Daiane Conterato, que foi eleita uma das modelos mais importantes da temporada pela Vogue francesa, não foi chamada.

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Et pour que le Brésil ne se sente pas isolé, parlons peu mais parlons bien : 3 mannequins brésiliennes étaient à l’honneur lors du défilé: Débora Müller, Alicia Kuczman et Martha Streck, cette dernière étant clairement une des grandes vedettes de cette saison, aussi bien sur Paris que Milan ou New York. Ce n’est pas pour rien que J-C de Castelbajac lui a fait défiler 3 looks et qu’elle a en quelque sorte clos le défilé. Une inconnue reste le pourquoi Daiane Conterato, qui a été élue une des mannequins les plus importantes de la saison par Vogue France, n’ait pas été appelée.

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    Café pour deux, porque escrito em duas línguas, e porque rola aqui uma conversa entre amigos, sem pretensão altamente jornalística ou literária. Título em francês, porque é homenagem às minhas origens. E café porque é uma bebida que mantem acordado.
    Café pour deux, car écrit en deux langues, et car il s'agit ici d'une conversation entre amis sans prétension hautement littéraire ou journalistique. Et café car il maintient éveillé.

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