Man vs Machine – American Boy, Autumn/Winter 2010 Collection


A moda masculina hoje parece consistir apenas em reproduzir e atualizar as tendências vintage adaptando-as às necessidades atuais e às próprias características de cada marca. Resumindo: calças skinny dobradas e blazer/jaqueta justa. Um estilista bem conhecido tem feito disso a sua marca registrada, e quase todos tentaram seguir/copiar o exemplo. Quanto aos outros, aqueles que se acham transgressores ao propor uma moda que evolui do bobo chic ao rock and roll, ou do hippie ao punk chic, eles não são nada visionários e soam bastante tediosos, pois há já um bom tempo que cocaína e orgias sexuais não têm mais nada de emocionante, como o explica tão bem o Christophe Lemaire (agora na direção artística da Hermès).

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La mode homme aujourd’hui ne semble consister qu’a reproduire et mettre au goût du jour les tendances “vintage“ en les adaptant aux exigences actuelles et aux traits de caractères de la marque concernée. Pour faire court: pantalon skinny avec ourlet et veste cintrée. Un styliste bien connu en a fait sa marque de fabrique, et tout le monde a essayé de lui emboîter le pas. Et les autres, ceux qui se croient transgressifs en proposant une mode qui évolue du bobo chic au rock’n roll, ou du hippie au punk chic, n’ont rien de visionnaire et sonnent plutôt rebarbatifs car depuis un moment cocaine et orgies sexuelles n’ont plus rien de passionnant comme l’explique si bien Christophe Lemaire (maintenant à la direction artistique de Hermès).

Parece haver uma falta de ousadia e coragem nas Maisons de moda por causa do receio óbvio do desinteresse dos consumidores. E, é neste contexto, indo na contramão desta tendência baseada na aceitação/aprovação do consumidor, que a Man vs Machine lança sua coleção outono/inverno 2010.
Man vs Machine “ pode soar muito “mais uma adaptação cinematográfica de quadrinhos da Marvel”, mas se trata de uma marca de vestuário com sede em Nova York, e cuja identidade e filosofia estão plenamente representados naquela denominação. Ela tira o seu conceito do conflito interminável entre o homem e a sua própria criação. No entanto, as roupas não oferecem nada de futurista, por isso não esperem estilos à la Matrix, Blade Runner e Metropolis: as roupas da Man vs Machine remetem o futuro da nossa era moderna, projetadas por Jordan White e Charlie Brown.Embora a sua coleção primavera/verão tive uma pegada mais metálico, essa nova é mais tônica, mais natural. Para o outono/inverno 2010, a dupla olha para os clássicos americanos como base para sua composição. Apropriadamente intitulada “American Boy“, os designers explicam sua coleção da maneira seguinte: “Para esta temporada, nos baseamos nos clássicos americanos – o conto clássico que é passado de geração em geração – uma história pessoal que nunca muda e dá o bom exemplo para todos e para sempre. Se James Dean estivesse vivo hoje, como um verdadeiro rebelde americano, ele iria usar essas roupas.” As peças-chave desta coleção são um casaco curto de couro de cordeiro camurça, um casaco estilo jaqueta impermeável Harrington, e calças de caxemira.

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Il semble donc y avoir un manque d’audace et de courage dans les maisons de mode en raison d’une crainte évidente de désintérêt des consommateurs. Et c’est dans ce contexte et contre cette tendance basée sur l’acceptation/l’approbation du consommateur que Man vs Machine lance sa collection Automne/Hiver 2010.
Man vs Machine “ peut sonner très “titre d’adaptation au cinéma d’une énième bande dessinée Marvel“, mais il s’agit bien d’une marque de vêtement basée à New York, et dont l’identité et la philosophie sont parfaitement représentées dans la dite dénomation. Elle tire son concept du conflit sans fin entre l’Homme et sa propre création. Toutefois, les vêtements proposés n’ont rien de futuriste, donc ne vous attendez pas à des styles à la Matrix, Blade Runner ou Metropolis : les styles deMan vs Machine sont portés vers l’avenir de notre ère moderne, conçus par Jordan White et Charlie Brown. Alors que leur collection printemps/été avait un aspect plus métallique, la nouvelle est plus tonique, plus naturelle. Pour l’automne/hiver 2010, le duo se tourne vers les classiques américains comme base pour leur composition. Judicieusement intitulé “American Boy“, les créateurs explique leur collection de la sorte : “Pour cette saison, nous nous sommes basés sur les classiques américains – le conte classique qui est passé de génération en génération – une histoire personnelle qui ne change jamais et qui sert d’exemple pour tous et pour toujours. Si James Dean était vivant aujourd’hui, en tant que véritable rebel américain, il porterait ces vêtements.” Les pièces clés de cette collection sont une veste court en cuir d’agneau retourné, un blouson imperméable style Harrington jacket, et un pantalon en cachemire.

Um bom exemplo do que pode ser honestidade e inovação em vez de hesitação e preocupação.

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Un bon goût de ce que peut être honnêteté et innovation plutôt qu’hésitation et manque d’assurance.

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    Café pour deux, porque escrito em duas línguas, e porque rola aqui uma conversa entre amigos, sem pretensão altamente jornalística ou literária. Título em francês, porque é homenagem às minhas origens. E café porque é uma bebida que mantem acordado.
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